quarta-feira, outubro 20, 2010

Um Filme Iraquiano Ganha o Prêmio do Melhor Filme num Festival em Milão

Abd Al-Jabir Al-Itabi

Sábado: 09 de outubro de 2010. Às 21h07 GMT

Abd Al-Jabir Al-Itabi, de Bagdá: As boas noticias que chegaram da cidade italiana Milão para o cinema iraquiano, que os jovens cineastas lutam para devolvê-la ao foco das atenções, o sucesso distinto do diretor iraquiano Haidar Rashid com seu filme al-Mihnna ( O Dilema) o qual ganhou o prêmio do melhor filme de ficção de longa metragem no festival ( I’ve Seen Films) com seu organizador e presidente o holandês e ator mundial Rutger Hauer. O filme iraquiano foi escolhido para esse prêmio pelo comitê internacional que abrangeu vários personagens cinematográficos conhecidos como o diretor Anton Corbijn, a estrela Miranda Richardson e o diretor Italiano Roberto Faenza e também o próprio Rutger Hauer.

A agência de noticia Italiana (AGI) transmitiu as palavras de Hauer quando entregava o prêmio para o diretor Haidar Rashid, ao dizer “ Estou muito feliz porque o Haidar ganhou este prêmio. O filme al-Mihnna é o filme que eu mesmo gostaria de produzir” . Ele notou que o “Haidar é um jovem da nova geração que nós esperamos muito dele no futuro, e sem dúvida a comissão juramentada levou a questão da importância desse trabalho dele”.

Enquanto o presidente artístico do festival, Giancarlo Zappoli disse, “Estamos orgulhosos por apresentar esse jovem talentoso, e também por apresentar a primeira produção cinematográfica em parceria entre o Iraque e a Itália”. Ele acrescentou dizendo, “A importância desse filme é pelo fato de mostra a tragédia do Iraque e os sofrimentos do exílio sem o uso de qualquer matéria do arquivo das longas guerras desse país. Ele conseguiu através da história de um homem que vive perdido em uma cidade grande e barulhenta como Londres para mostrar a tragédia de um povo inteiro.

A agência italiana de notícia transmitiu a felicidade e os agradecimentos de Haidar pelo o prêmio ao dizer, “A escolha do nosso filme para participar desse festival é um prêmio em si. Mas receber o prêmio de melhor filme é um resultado de muito trabalho e a grande preocupação que mostrávamos através da imagem do exílio dos iraquianos em que nossos pais viveram e nos hoje estamos vivendo como a segunda geração que nasceu longe da pátria”.

O filme foi dedicado pelo o diretor à memória do marte o escritor, o ilustre, o iraquiano Kamil al-Shaia’, que foi assassinado em Bagdá em 23 de augusto de 2008. Os acontecimentos estão na cidade de Londres cercada pela neblina. Ele mostra a esperança e antecipação, que são características da segunda geração dos iraquianos que nasceram nas terras estrangeiras distantes, e através uma crise de um escritor jovem que tinha acabado de escrever seu primeiro romance e estava à procura de uma editora para publicá-lo. Isso acontece quando o pai dele é sequestrado e assassinado em Bagdá pelas ganges armadas terroristas. Seu pai é um professor universitário iraquiano, que morou no exterior por vinte e cinco anos e depois desses anos voltou para o Iraque para participar da reconstrução do país. Mas ele é seqüestrado e assassinado semanas depois do seu retorno.

O saudoso Kamil al-Shaia’, como o diretor disse, acompanhou o nascimento do filme e desde seus primeiros passos para escrever o cenário, o que fez desse filme como se fosse o livro do seu martírio, que ele esperava e em mais de uma carta enviada para o seu filho Aliasm nascido em Bruxelas.

O filme tinha ganhado o segundo prêmio no festival al-Khalij em Dubai na sua ultima sessão em junho desse ano. Também foi exibido no festival do cinema (Digital Soil) na Coréia do Sul em augosto do ano passado.

Fonte: ELAPH

http://www.elaph.com/Web/Culture/2010/10/602611.html?entry=homepagemainmiddle

http://www.icfilms.org/

Tradução do árabe: Khalid Tailche