sexta-feira, julho 30, 2010

Há uma esperança para o Iraque?

Por: Mohamed AL-Dileimi / Um escritor e pesquisador iraquiano

Quinta-feira 22 de julho de 2010. As 2h09 GMT

Quando o homem que estava sentado ao meu lado no avião, o qual estava indo para um dos país do ocidente árabe, ficou sabendo que eu sou do Iraque, ele me perguntou e mesmo antes de saber o meu nome, endereço, minha profissão ou até mesmo sem qualquer introdução: Há ainda uma esperança para o Iraque? Eu não estranhei a pergunta do meu vizinho no avião que gosta do meu país, e que ia me deixar na próxima parada, sabendo que o Iraque, como um país que se tornou o maior depósito humano de orfeões e que ele está se metendo em uma novela trágica e sua fortuna e riqueza nacional e a maneira que está sendo administrada se tornaram um exemplo vivo da capacidade do poder de corromper e tornar-se corrupto. Se não, como podemos explicar o enigma da transformação de um membro do governo que se tornou em um período curtíssimo em um milionário e investidor, e ele que vivia anos atrás no seguro social dado para ele pelo um país como refugiado?

Como pode, um país que deu para o mundo a escrita estar atualmente na beira de colapso em todos os sentidos, não há serviços públicos e a maioria do povo está tomando água não tratada, não há eletricidade, educação nem saúde. O mais importante de tudo que o país está sem segurança que representa a base para a construção, progresso e a vida em todos os sentidos. Uma constituição fraca que muitos políticos agarram com a desculpa de que sua existência é melhor de que nada, e apesar de que esta constituição se tornou agora ausente e todos os políticos estão dizendo que o país está passando por uma situação de ausência obrigatória da cobertura constitucional, depois de ultrapassar as datas constitucionais para a formação e a declaração do novo governo iraquiano, de acordo com os resultados das últimas eleições parlamentais. O Parlamento também não faz nada e o presidente da república está perguntando a corte suprema sobre a legalidade de continuar no seu cargo presidencial ao mesmo tempo em que o seu governo insiste que ele tem autoridade total e recusa ser chamada de um governo burocrático pois esta discrição diminui sua autoridade. Os blocos parlamentares estão em uma batalha para ganhar a vantagem de governar enquanto seu povo está sendo esmagado pelo ciclone de pobreza, terror, desemprego e o mais perigoso ainda a ausência de esperança no horizonte.

Todas as nações vivas ao longo da historia conseguiram libertar suas capacidades e alcançou seus objetivos quando enxergaram uma abertura de esperança para se direcionar ao trabalho criativo e não se manter sonhando com as falsas ilusões que não carregam nada além de fraude. Quem pode, na atual situação do Iraque, falar da democracia e o novo processo político que não trouxe nada além de mais bombas, a morte constante, a folga de inferno para os países estrangeiros e um corrupção financeira que nunca aconteceu na história de nenhum país o que chegou de colocar um preço pra cada cargo de trabalho de acordo co a renda e os benefícios esperados? As poluições, a fumaça e barulho de milhares de geradores da eletricidade estão sufocando as ruas da capital Bagdá que não tem fim e que estão cheias deles junto com o fluxo de carros e das sirenes das escoltas dos funcionários de governo.

Tudo no Iraque, onde Bagdá era uma capital deslumbrante na sua beleza, segurança e limpeza se tornaram de cima para baixo. Há pilhas de lixo e bandos de cachorros abandonados, uma confusão total. Bilhões desapareçam e incêndios nos escritórios do governo e mais tarde é revelado que o fogo aconteceu nos arquivos ou nos setores financeiros e tesoiras nos prédios desses escritórios ou ministérios. Os iraquianos estão fugindo tanto para dentro quanto para fora do seu país. O que está acontecendo no Iraque? É um pergunta lógica ou até não lógica porque os eventos atuais no Iraque estão acontecendo de uma forma que não segue em uma lógica. Será que isso é o fim de um país que está encaminhando para a divisão e de se perder ou um parto difícil que dará a luz para um projeto nacional que abranja a ambições e as esperanças do povo? Será que temos ainda um esperança de acordar um dia para ver a imagem do Iraque carregando uma luz no fim do túnel?

Talvez isso aconteça, pois quem tem fé é otimista por natureza, e na terra do Iraque, nasceu uma das primeiras civilizações do mundo e onde nasceu o Profeta Abraão, o pai de todos os profetas, e nas berras do seus dois rios foram construídas as primeiras cidades e foi escrito o primeiro registro da lei no mundo. E em Bagdá, o capital do Al-Rashid e do Al-Ma’mun que construiu a primeira escola de tradução além de muito mais. Será que se o povo iraquiano se movimentar em um bloco só e de uma forma pacífica para dizer chega para os tiranos e aqueles que estão brincando com sua existência e seu destino? Será que naquele momento eu poderia responder para meu vizinho árabe no avião que estava indo para o ocidente árabe: sim, ainda há uma esperança no Iraque?
Tradução do árabe: Khalid Tailche